Ògún ⚔️⚔️⚔️

Ògún pá lélé pá
Ògún pá ojaré
Ògún pá, lélé pá
Ògún pá ojaré.
” Ògún mata, extingui com violência
Ògún mata, extingui com razão”
Ògún é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.
Ògún é um orixá importantíssimo em África e no Brasil. Ògún é o último imolé.
Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.
Orixá conquistador, Ogum fez-se respeitar em toda a África negra pelo seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogum.
Entre os muitos Estados conquistados por Ogun estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após libertar a cidade da tirania do rei e substituí-lo pelo seu, próprio filho, regressando glorioso com o título de Oníìré, ou seja, Rei de Iré.
Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço.
Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.
Em todos os cantos da África negra Ogum é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado.
Espada! Eis o braço de Ògún.
#Taróloga Mel D’Oxum – Agende sua consulta comigo: Baralho Cigano, Tarot Búzios e TRABALHOS e MAGIAS ESPIRITUAIS.
WhatsApp: (21) 99253-3674
Site: https://www.meldoxum.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/meldoxum/
Email: mel@meldoxum.com.br
@meldoxum
🌻𝐓𝐀𝐑Ó𝐋𝐎𝐆𝐀 𝐌𝐄𝐋 𝐃’𝐎𝐗𝐔𝐌🌻#oraculista #consulta #baralhocigano #tarot #buzios #meldeoxum #meldoxum #Tarólogamel #tarólogameldeoxum #Mel #oraculistamel #oraculistameldoxum #oraculistameldeoxum #CiganaMel #Tarpologaciganamel #baralho #ciganoonline #taroonline #magia #trabalhosespirituais
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *