Lorogun, lórogún ou olorogum!

A SEMANA SANTA, QUARESMA E O CANDOMBLÉ. 
OLOROGUN.
Lorogun, lórogún ou olorogum quer dizer “ritual de guerra”: oro (ritual) + ogun (guerra). É uma cerimônia que representa a ida dos Orixás para a guerra.
O lorogun marca o fim do ano litúrgico e com isso, a paralisação anual das atividades nos terreiros de Candomblé.
Muito antes do Advento de Jesus de Nazaré, o povo africano já respeitava a Quaresma, porém com um significado totalmente diferente do Cristianismo. Enquanto estes celebram a morte e a ressurreição de Cristo, os africanos param suas funções e celebram o Olorogun, período em que os Òrísás, Voduns e Nkisi entram em guerra contra o mal, para trazer o pão de cada dia para seus filhos.
Durante o período da quaresma (calendário católico), muitas das antigas Casas de Candomblé da Bahia, interrompem suas funções, retomando somente no Sábado de aleluia.
Os antigos comentam que nesse período, os Òrìşàs que habitam as terras Brasileiras, vão até sua terra de origem, na África, para novamente absorver as energias que os originaram e para lutar. Ao longo de todo esse período, os Òrìşàs de filhos iniciados nessas casas, não manifestam em seus Orí.
É importante destacar que na África, havia períodos em que havia o resguardo de manifestação dos Òrìşàs e de atividades religiosas. Sobre isso, podemos recordar da passagem de Ògún, que após anos fora, ao chegar à sua cidade de Irê, ninguém o reverenciou, despertando sua ira. Após o ocorrido e de toda a destruição, Ògún logo fora advertido, sendo informado que, todos estavam em resguardo religioso, não podendo lhe prestar homenagens.
Assim sendo, seja pelo Olorogun ou não, os Antigos Terreiros de Candomblé da Bahia, realizam um período de resguardo religioso. Há casas em que, por exemplo, esse período é de 7 dias e, em épocas distintas da quaresma.
Historicamente, acreditamos que o período da quaresma, foi escolhido por essas casas, em função das constantes perseguições que as mesmas sofriam.
É um belo ritual, cercado de mistérios e liturgia. No entanto, o período escolhido (quaresma) se deve à contundente perseguição que o Candomblé sofria.
Hoje, é muito fácil recriminar e julgar, mas rituais como esses, contribuíram de forma decisiva para que o Candomblé chegasse até os dias de hoje no Brasil.
E como em todos os anos desde sua fundação nos Olufe Nipa respeitaremos esta tradição.
#Taróloga Mel D’Oxum – Agende sua consulta comigo: Baralho Cigano, Tarot, Búzios e Trabalhos Espirituais.
WhatsApp: (21) 99253-3674
Site: https://www.meldoxum.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/meldoxum/
Email: meloxum370@gmail.com
Mel D’Oxum
????Ó???? ??? ?’????? #oraculista #consulta #baralhocigano #tarot#buzios #meldeoxum #meldoxum
Òóré Yéyé ó!???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *